Azeite

Azeite e os Benefícios para a Saúde

A oliveira chegou à Europa através dos gregos, que tal como os romanos eram grandes produtores e apreciadores de azeite. Desde então e até aos nossos tempos, essa tradição foi mantida. A utilização desta gordura é uma das principais características da Dieta Mediterrânica.

Os azeites vão ter diversos tipos de acidez que conferem determinado sabor ao prato ou à refeição. Por isso, os azeites de sabor mais suave são excelentes para confeccionar entradas, sobremesas e também para ser consumido em cru; os de sabor mais intenso e forte devem ser utilizados em pratos com sabor mais pronunciado, como as açordas, os escabeches e as caldeiradas; quanto aos azeites de sabor moderado são indicados para a preparação de molhos.

Os benefícios que o azeite apresenta, fazem dele a gordura vegetal mais utilizada pela população. Em seguida apresentam-se algumas dessas propriedades preventivas e terapêuticas:

– Nos países mediterrânicos, a incidência de doenças cardiovasculares é menor do que nos países onde têm um elevado consumo de gorduras de origem animal.

– Estimula o crescimento ósseo e favorece a mineralização e a absorção do cálcio.

– Devido à sua composição consegue suportar elevadas temperaturas sem se alterar, por isso, pode-se fritar mais vezes do que os outros óleos vegetais.

– Oferece boa quantidade de vitamina E, que tem um elevado poder antioxidante – evitando diversos tipos de patologias, entre elas o cancro.

 

Alexandre Fernandes – Lic. em Nutrição e Engª Alimentar / Terapeuta / Autor
Consulte: www.bemnutrir.com