As nossas panelas!

As nossas panelas!

Além de contribuir para o sabor das receitas, estes utensílios podem interferir na saúde do consumidor, tanto positiva como negativamente, porque podem transferir para os alimentos algumas substâncias que estão na sua composição.

-Panela de cobre

Esta panela é utilizada nas caldeiradas e nas cataplanas. Quando não é revestido de outros materiais, o cobre pode ser transferido para os alimentos. Consumido em excesso, é capaz de causar problemas nos rins.

-Panela de ferro

Os alimentos vão ganhar uma quantidade extra de ferro. Para doenças como anemia ferropriva, que aparecem devido à deficiência deste mineral, a utilização é boa. Mas, atenção! A panela de ferro não pode ser muito esfregada quando se lavar a louça ou vai soltar uma ferrugem que no organismo oxida as gorduras insaturadas.

-Panela de alumínio

É a mais polémica. Existem indícios de que os resíduos deste metal estariam ligados a doenças como por exemplo, a doença de Alzheimer – mas não está nada confirmado. Não deve ser utilizada pelos indivíduos com insuficiência renal ou pelos hemodialisádos. Evite esfregá-la com as esponjas de aço.

-Travessa de vidro

É a preferida pelos nutricionistas porque não há transferência de substâncias químicas. No dia-a-dia só existe um senão, pode partir-se com facilidade. Atenção à qualidade. Se o utensílio for de boa qualidade e se tiver bom acabamento, vai causar menos problemas.

-Panela de teflon

Fabricada com o politetrafluoretileno (nome do revestimento). Esta panela é uma boa opção porque não requer muita gordura na preparação dos alimentos, já que é antiaderente. É conveniente tomar cuidado para que ela não ganhe arranhões, provocados pelas esponjas e até por colheres de metal. Arranhada, esta panela pode transferir para os alimentos, um plástico que não deve ser ingerido.

-Panela de inox

Ela distribui o calor de forma uniforme e também é de fácil limpeza, porque a comida não se agarra à panela. Outra vantagem é que tem boa dureza. Na questão da saúde, se for de péssima qualidade é capaz de libertar níquel – que é prejudicial ao organismo.

-Panela esmaltada

É uma das mais bonitas. Pode ser uma bela peça de decoração na cozinha e, além disso, se utilizada correctamente, não traz nenhum prejuízo à saúde. Basta limpá-la com cuidado para não arranhá-la a ponto de o esmalte não se soltar. Utilize sempre uma esponja macia, água e sabão.

Alexandre Fernandes – Lic. em Nutrição e Engª Alimentar / Terapeuta / Autor
Consulte: www.bemnutrir.com