Mitos e crenças

Mitos e crenças

Aprenda a distinguir a realidade da ficção. Não devemos acreditar em tudo o que ouvimos dizer, porque por vezes podemos ser levados ao engano, cometendo exageros…

  • Todas as calorias são iguais

Sabemos que não é verdade! A gordura contém nove calorias por grama, enquanto as proteínas e os hidratos de carbono apenas possuem quatro cada. De facto, as calorias provenientes de gorduras tendem a ser armazenadas mais do que a de outros nutrientes. A razão prende-se com o próprio processo digestivo em si e a forma como absorvemos as calorias.

  • Pode-se reduzir a gordura em certas áreas

Algumas dietas referem o poder de reduzir a gordura de áreas específicas, como a barriga, as nádegas ou as coxas. Mas, infelizmente é apenas mais um mito. Qualquer que seja a dieta, a perda de peso seguirá sempre o mesmo padrão. Primeiro, perderá ao nível abdominal; depois no rosto e nos ombros; finalmente nas coxas e ancas. No entanto, nestes dois últimos locais a perda de gordura é morosa e até pode levar meses até notar alguma diferença.

  • As dietas io-io arruínam o metabolismo

Em resposta a dietas loucas; descontroladas e sem acompanhamento, o organismo abranda o metabolismo e começa a processar as calorias mais devagar, para conservar energia. Daí a necessidade sempre de uma prescrição de uma dieta personalizada, de acordo com as suas características físicas, necessidades e hábitos alimentares.

  • O excesso de peso é causado por um metabolismo lento

Muitas pessoas atribuem as culpas do excesso de peso ao seu metabolismo, que leva mais tempo do que o habitual a queimar as calorias que ingerem. Tem peso a mais, mas dizem ao nutricionista e aos amigos que não comem mais do que os seus amigos magros. Culpa de um “metabolismo lento”. A explicação é esta: se tem excesso de peso, cada movimento que faz requer mais energia do que se fosse uma pessoa magra, simplesmente porque há mais massa que tem de ser deslocada.

  • Tratamentos de beleza ajudam a emagrecer

Cuidado!!! O recurso a este tipo de tratamentos podem fazer parecer diferente, mas não acabam com a flacidez. Depois de um tratamento, até pode ter perdido peso, mas aquilo que na realidade perdeu foi apenas água. Ao fim de alguns dias recuperará o seu peso habitual, quando os fluidos corporais forem repostos. Faria melhor em inscrever-se num ginásio e tonificar os músculos.

  • Devemos pesar-nos durante a dieta

É fundamental, durante um tratamento de perda de peso, que se pese uma vez por semana. Contudo temos que ter noção que a balança, não nos indica a quantidade de massa muscular, gordura e água que se perde. Uma alternativa será encontrar o seu IMC (Índice de Massa Corporal), para o calcular, divida o peso pelo quadrado da altura. Quando começar a exercitar-se mais e reduzir a gordura corporal, ganhará mais massa muscular, que pesa mais do que a gordura. O seu peso até pode aumentar, enquanto o seu corpo parece mais magro e tonificado.

  • As dietas funcionam com todos, menos comigo

Com tantas dietas que existem, pode acreditar-se que todas funcionam e resultam, mas não é assim!!! O melhor é a restrição do consumo de gorduras, para a perda de quilos a mais. Fazer mais exercício e alterar pequenos hábitos alimentares são o essencial para uma redução do peso e adquirir hábitos saudáveis.

 

Alexandre Fernandes – Lic. em Nutrição e Engª Alimentar / Terapeuta / Autor
Consulte: www.bemnutrir.com