Nutricional home care

Consulta nutricional ao domicílio (Nutritional home care): Um novo conceito de nutrição

A consulta ao domicílio (home care) é um novo conceito de prestação de serviços na área da saúde e da nutrição, dando ênfase ao binómio doente/família. A nutrição é parte integrante deste processo, pertencendo a uma sistematização de acções que permitem a execução desse cuidado.

A consulta nutricional ao domicílio (nutritional home care) tem como objectivo planear e estruturar a assistência nutricional domiciliar, em doentes com doenças terminais, portadores de patologias crónicas e/ou com algum grau de incapacidade, associada ou não a um trabalho numa equipa multidisciplinar, também procura melhorar e/ou manter o estado nutricional, contribuindo para melhorias da qualidade de vida.

Dentro do conceito de que a saúde deve ter sempre máxima prioridade, a expansão do conceito de nutritional home care é uma forma de reduzir os gastos com a saúde, ampliando a possibilidade de assistência profissional aliada ao conforto doméstico dos doentes. Este novo serviço de saúde, capaz de satisfazer de quem tem medo ou fobia de ir aos consultórios médicos, permite que a estrutura convencional seja transferida para um ambiente no qual o doente provavelmente vai sentir-se melhor: a sua própria residência.

O envolvimento do nutricionista nesta área/conceito representa uma grande perspectiva para o nosso mercado de trabalho, que está em plena expansão, apesar de ser um novo e mais um serviço para a profissão.

 

Exemplo de doentes com patologias que podem aceder ao serviço de nutritional home care:

– Diabetes (tipo 1 e tipo 2),
– Pressão Alta (Hipertensão Arterial),
– Alterações do colesterol e dos triglicéridos no sangue (dislipidemias),
– Doenças dos rins (doenças renais),
– Intolerância ao glúten dos alimentos (Doença celíaca),
– Intolerância à lactose (Intolerância ao leite),
– Alergias alimentares,
– Criança que não come (criança selectiva),
– Distúrbios da nutrição – obesidade, desnutrição e alterações físicas e orgânicas por falta de vitaminas e sais minerais, como anemias, hipovitaminoses, etc,
– Alterações gástricas (gastrite, úlcera, má digestão, etc) e outras alterações do aparelho gastrointestinal, como no intestino delgado, grosso e recto (doença de Crohn, retocolite ulcerativa, síndrome do cólon irritável),
– Doenças cardiovasculares,
– Entre muitas outras.

 

Conheça alguns dos serviços prestados no nutritional home care:

– Prescrição de um plano alimentar especial e individualizado para cada patologia.
– Orientações nutricionais e em saúde, específicas a cada patologia.
– Elaboração de ementas semanais, quinzenais ou mensais, com lista de compras.
– Orientação para alterações dos hábitos alimentares inadequados.
– Recomendação na selecção dos restaurantes, fast-foods, festas e eventos.
– Orientação e treino prático para a aplicação da dietética específica a cada patologia e também na gastronomia saudável, com entrega de receitas simples.
– Orientação e aconselhamento: nas compras (em lojas de alimentos, praças e supermercados), na organização, na higiene e na preparação dos alimentos.