Artigo – As Flores comem-se???

Talvez sem saber já consome algumas flores, como é o caso da alcachofra, dos brócolos e da couve-flor, mas além destas, existem outros tipos de flores comestíveis, que incrementam e dão um sabor especial aos pratos.

O uso culinário das flores é antiquíssimo sendo que as primeiras citações sobre o assunto datam de 140 A.C. Só para dar o exemplo, o clássico licor verde de origem francesa, o “Chartreuse”, desenvolvido no século XVII tinha pétalas de cravo como um dos seus ingredientes secretos.

Como a inclusão das flores comestíveis na alimentação ainda é muito reduzida, ainda não existem muitas informações sobre o valor nutricional das mesmas. Mas, uma afirmação pode ser feita, como as flores são ricas em néctar e em pólen, elas contêm vitaminas e sais minerais. Apesar disso, as flores têm um baixo valor calórico, aproximadamente 40 calorias por 100 gramas. Por serem muito leves e com uma grande quantidade de água, as calorias são pouco significativas no valor calórico diário.

A utilização mais comum é em saladas mas podem ser utilizadas em molhos, pratos principais, massas e sobremesas. Existem muitas variedades de flores comestíveis.

As flores comestíveis devem estar isentas de pesticidas, adubos ou de qualquer outra substância química, por isso muito cuidado quando se for adquirir qualquer tipo de flor. É fundamental comprá-las “puras” quando a pessoa tiver a certeza de que quer utilizá-las para o consumo alimentar. Não se deixe levar pela criatividade e não invada as propriedades privadas ou os jardins públicos para colher flores porque acha que combinam com a refeição que preparou – isso é um crime.

← Voltar a Artigos de opinião