Artigo – Diabéticos e os hidratos de carbono.

Além de pouco calóricos, ou seja, um grama de hidratos de carbono (H.C) fornece 4 calorias, estes alimentos não prejudicam o funcionamento do metabolismo dos diabéticos; fornecem energia, controlam o nível de colesterol no sangue e, quando são H.C complexos demoram tempo para se transformar em glicose, evitando que a concentração deste açúcar no sangue aumente repentinamente.

Os nutricionistas recomendam que a dieta diária de uma pessoa seja composta entre 55 a 60% de H.C, que depois podem ser repartidos em H.C simples ou complexos.

Uma das dificuldades no tratamento da diabetes é prevenir as suas complicações, como a cegueira e a insuficiência renal. Geralmente, os diabéticos têm deficiência na absorção de nutrientes e, por isso, podem necessitar de uma suplementação vitamínica como a vitamina A, C, E e B12, além do mineral zinco. Uma alimentação saudável, com a presença de todos os nutrientes nas quantidades adequadas, ajuda a manter o equilíbrio metabólico e o controlo da glicemia.

“Pitadas” de canela podem ajudar!

A descoberta foi do Centro de Nutrição Humana da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. As pessoas que têm diabetes do tipo 2, que surge na fase adulta, podem melhorar a capacidade de regular o açúcar no sangue (glicemia) com “pitadas” de canela na alimentação diária. Nos resultados preliminares, constatou-se que a canela melhora a resposta das células adiposas à insulina – a hormona que retira o açúcar (glicose) da corrente sanguínea.

Na minha opinião é de fundamental importância que outros estudos sejam elaborados de forma a saber qual é a quantidade ideal que traz este tipo de benefício, bem como que outro tipo de benefícios pode trazer para a saúde.

← Voltar a Artigos de opinião